domingo, 20 de março de 2022

Diz o meu nome ...

 

Diz o meu nome 

pronuncia-o 

como se as sílabas te queimassem 

os lábios 

sopra-o com a suavidade 

de uma confidência 

para que o escuro apeteça 

para que se desatem os teus cabelos 

para que aconteça


Porque eu cresço para ti 

sou eu dentro de ti 

que bebe a última gota 

e te conduzo a um lugar 

sem tempo nem contorno


Porque apenas para os teus olhos 

sou gesto e cor 

e dentro de ti 

me recolho ferido 

exausto dos combates 

em que a mim próprio me venci


Porque a minha mão infatigável 

procura o interior e o avesso 

da aparência 

porque o tempo em que vivo 

morre de ser ontem 

e é urgente inventar 

outra maneira de navegar 

outro rumo outro pulsar 

para dar esperança aos portos 

que aguardam pensativos


No húmido centro da noite 

diz o meu nome 

como se eu te fosse estranho 

como se fosse intruso 

para que eu mesmo me desconheça 

e me


sobressalte 

quando suavemente 

pronunciares o meu nome.

~Mia Couto~~


Nenhum comentário:

Postar um comentário