Perguntei a um amigo, que passou dos 70 e está se aproximando dos 80, quais mudanças ele sente em si mesmo. Ele me enviou a seguinte resposta:
1. Percebi que não sou um "Atlas". O mundo não está sobre meus ombros.
2. Aprendi a viver cada dia como se fosse o último. Afinal, ele pode realmente ser o último.3. Sempre amei meus pais, irmãos, esposa, filhos e amigos, mas agora comecei a me amar também.
4. Aprendi a não corrigir as pessoas, mesmo quando sei que estão erradas. Não é minha responsabilidade tornar todos perfeitos. O mundo vale mais do que a perfeição.
5. Estou aprendendo a não me envergonhar das minhas emoções. Minhas emoções são o que me tornam humano.
6. Deixo gorjetas generosas para a garçonete. Esse dinheiro pode trazer um sorriso ao rosto dela. Para ganhar a vida, ela trabalha muito mais do que eu.
7. Me afasto de pessoas que não me valorizam. Elas podem não conhecer meu valor, mas eu conheço.
8. Parei de dizer aos idosos que já contaram essa história várias vezes. A história os faz caminhar pelo beco da memória e reviver seu passado.
9. Faço elogios de forma livre e generosa. Elogios elevam o ânimo não apenas de quem os recebe, mas também o meu.
10. Parei de pechinchar com vendedores de frutas e legumes. Algumas moedas não fazem diferença para mim, mas podem ajudar alguém a pagar a educação dos filhos.
11. Aprendi a não me preocupar com um vinco ou mancha na camisa. A personalidade fala mais alto do que a aparência.
12. Não perco a calma quando alguém joga sujo para me ultrapassar na corrida dos ratos. Não sou um rato e não estou competindo.
13. Percebi que é melhor deixar o ego de lado do que romper relações. Meu ego pode me isolar, mas nos relacionamentos nunca estarei sozinho.
14. Faço o que me faz feliz. Sou responsável pela minha própria felicidade.
Philip Anthony Hopkins